domingo, 13 de junho de 2010

Jabulani


Adidas Jabulani
Jabulani é a bola que está sendo utilizada na
Copa do Mundo FIFA de 2010, realizada na África do Sul. Foi produzida pela Adidas e apresentada em 4 de dezembro de 2009, no sorteio dos grupos do torneio.
Características
A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os
dialetos e etnias diferentes da África do Sul. O nome da bola signifca "Celebrar", em isiZulu. Jabulani é uma palavra da língua Bantu isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. A bola da Copa 2010 tem apenas oito gomos em formato 3D. Seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de 11 cores - o branco predomina.
As cores, de acordo com a Adidas, foram escolhidas para representar os 11 jogadores de cada seleção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana.
O lançamento oficial da bola aconteceu na
Cidade do Cabo, na África do Sul, antes do sorteio dos grupos da Copa. Outras regiões do mundo também receberam o lançamento. No Brasil, a festa ocorreu no estádio do Pacaembu.
Versão especial
Jo'bulani, versão lançada exclusivamente para a final
Uma versão especial da Jabulani, denominada Jo'bulani, foi anunciada pela Adidas e será usada na grande final da Copa. O nome da bola foi inspirado na cidade de
Joanesburgo, que sediará a final, e muitas vezes é apelidada de Jo'burg. Esta é a segunda bola produzida exclusivamente para uma final, a outra foi a Adidas Teamgeist, para a Copa do Mundo de 2006.
Outros torneios
A bola foi usada no
Mundial de Clubes da FIFA de 2009, realizado nos Emirados Árabes Unidos.
Uma versão especial da bola, chamada Adidas Jabulani Angola, foi a bola oficial da
Copa das Nações Africanas de 2010. Esta versão tem uma coloração diferente da que será utilizada durante a Copa do Mundo, e representa as cores da África do Sul, sede do torneio.
Antes da Copa, a bola também está sendo usada em diversos campeonatos europeus, como na
Bundesliga 2009-10.
Críticas
A bola foi muito criticada por jogadores da
seleção brasileira. Júlio César, Felipe Melo, Luís Fabiano, Júlio Baptista e Robinho foram unânimes em qualificar a bola da Copa como "muito ruim". Júlio César chegou a classificá-la como "bola de mercado".
O goleiro chileno
Claudio Bravo, por sua vez, comparou a mesma a uma bola de vôlei de praia.
A
Adidas, porém, rebateu as críticas alegando que a bola foi feita após muitos anos de estudo e aprimoramentos tecnológicos. Está descartada a criação de uma nova bola para o torneio. Muitos analistas também classificaram as críticas como sem fundamento, e desconfiam que estas podem ter surgido da rivalidade econômica entre empresas de material esportivo, já que muitos dos jogadores que criticaram a bola são patrocinados pela maior rival da Adidas, a estadunidense Nike
Jabulani vira Jaburu para boleiros e Patricinha para Felipe Melo
Primeiro foi o goleiro Julio Cesar, que disse que parecia de supermercado. Depois, foi a vez de Luís Fabiano, que rotulou a pelota de sobrenatural. Felipe Melo comparou a bola a uma ‘Patricinha’. Kaká, que é patrocinado pela mesma fabricante da bola, foi o único que se esquivou. Entre os boleiros, a Jabulani foi apelidada de Jaburu.
“É horrível. É difícil acreditar que uma bola como essa será usada na Copa do Mundo. A outra bola é igual a mulher de malandro: você chuta e ela está ali. Essa é igual a Patricinha: não quer ser chutada”, disparou Felipe Melo.
Por meio de nota oficial, a Adidas negou ter culpa e repassou a responsabilidade de se adaptar ao produto às Seleções que vão disputar a Copa.
“A bola tem sido utilizada por meses. Nós começamos a usá-la em dezembro em algumas ligas. Todas as respostas que tivemos foram positivas. Além disso, nós a distribuímos a todos os participantes da Copa do Mundo, para que eles pudessem se acostumar. Aparentemente, eles não tiraram vantagem disso, já que estamos recebendo essas críticas só agora”, rebateu Thomas van Schaik, porta-voz da Adidas.
BOLA É MUITO LEVE
Seleção teve o primeiro contato com a Jabulani ainda no Brasil. Com os treinos na África, começaram os bombardeios de críticas. As reclamações são de que a bola é muito leve e pode atrapalhar a vida dos goleiros, prejudicando também a finalização dos atacantes.
O contra-ataque da empresa já está preparado. Jogadores como Kaká e Messi, patrocinados pela Adidas, devem dar depoimentos públicos favoráveis ou, no mínimo, não inflamarão a discussão.
Deco, de Portugal, também criticou a bola. “Há alguns problemas com o controle e com a trajetória, porque muda de direção quando vem alta”, disse.
PELADEIROS REPROVAM
Não é só entre os jogadores que vão disputar a Copa que a bola Jabulani é criticada. Nas ruas e campos de pelada da cidade, a galera também não aprovou o modelo criado pela Adidas. ‘Bola de mercado’, ‘dente de leite’ e ‘bola de vôlei’ foram alguns dos apelidos colocados na bola, que foi rebatizada pelo povão como ‘Jaburu’.
“Essa Jaburu é muito leve. Não dá pra ter controle. Parece aquelas bolas de R$ 1,99”, disse o jornaleiro Wilian de Paula, enquanto fazia malabarismos.
Nem o público feminino perdoou a Jabulani. A auxiliar administrativa Babi Liandra, que disse jogar futebol com as amigas, também não gostou da bola. “É leve demais. Com um chutinho fraco ela deve subir muito. Mas não pode ser desculpa. Os jogadores têm de se acostumar. Bola é que nem mulher. Tem de ser tratada com carinho”, disse.
No ‘teste prático’, a Jabulani também foi reprovada. Nos campos de pelada do Aterro do Flamengo, a garotada boleira reprovo a bola da Adidas.
“A minha dente de leite é mais pesada e dura que essa. Parece bola de criança, daquelas que os pais dão pra gente quando nós fazemos cinco anos”, disse o estudante Antônio Souza, após isolar a bola longe com um chute.
“Jaburu aqui não”, resumiu outro estudante, João Nunes, enquanto as crianças deixavam a bola da Copa de lado e voltavam à boa e velha dente de leite.

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